• Prefeitura lança nova fase do programa Diversidade Qualificada com cursos de capacitação – 21/07/2022
Publicado em 22/07/2022 - 17:24  |  Atualizado

Já estão abertas as inscrições para a segunda fase do Programa Diversidade Qualificada, uma parceria da Coordenadoria Executiva de Diversidade Sexual, órgão ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública, com o Senac RJ. O Programa, lançado em junho deste ano, oferece cursos gratuitos de capacitação profissional para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.  O objetivo do programa é contribuir para a formação profissional e para a inclusão produtiva desse público, fortalecendo a cultura do respeito e minimizando as vulnerabilidades.

Os cursos oferecidos nesta segunda fase são de preparo de coquetéis e preparo de pizzas. O primeiro tem uma carga horária de 48h,  enquanto o segundo, uma carga horária de 20h. As aulas serão realizadas na Unidade Madureira do Senac RJ. Dentro da capacitação, os alunos recebem 60 horas de Formação Cidadã e certificado. O Programa também disponibiliza vale-transporte e ticket-refeição como auxílio.

As inscrições ficam abertas até 29/7 e são feitas por esse link.

O Diversidade Qualificada também contempla uma campanha de encaminhamento de pessoas LGBTQIA+ para oportunidades de trabalho, emprego e renda por meio do Banco de Oportunidades do Senac RJ. Também serão promovidos eventos de sensibilização para inclusão qualificada desse público, como Feiras Criativas de Empreendedores LGBTQIA+. Os encontros acontecerão na sede e em unidades do Senac RJ e são direcionados aos funcionários, alunos e parceiros do Projeto Senac na Comunidade.  As primeiras turmas, que começaram em junho, no Centro Politécnico do Senac RJ (Riachuelo), foram dedicadas a cursos de marketing digital e serviços de garçom.